Aprenda Tirar Fotos Profissional para seus Anúncios do Mercado Livre

Nesse post você vai Aprender Tirar Fotos Profissional para seus Anúncios do Mercado Livre.

Enquanto um cliente de uma loja física pode experimentar, tocar e sentir o produto, em um e-commerce isso é impossível. O consumidor, portanto, fica dependendo de boas fotos para transmitir essa experiência sensorial. Por esse motivo, ter uma boa fotografia é de suma importância para aumentar as vendas da sua loja online.

Esse aspecto se acentua muito mais quando o produto é uma roupa, por exemplo, já que um bem como esse depende muito do gosto pessoal de cada um. Essa necessidade de experimentar a mercadoria pode ser amenizada caso o lojista consiga mostrar bem o item que oferece através de fotografias em diversos ângulos – e sempre respeitando a fidelidade das cores.

A seguir, oferecemos uma série de dicas para que a fotografia do seu e-commerce de moda e acessórios converta visitas em vendas. Para isso, você poderá seguir o tutorial passo a passo sobre como fazer boas fotografias de seus acessórios com um baixo orçamento.

Uma detalhe importante: esse método de fotografar produtos JAMAIS substituirá um bom fotógrafo profissional! Se ainda lhe falta dinheiro porque você acabou de começar a sua aventura no e-commerce, aqui te damos uma alternativa econômica para seguir em frente!

Conselhos para fotografar vestuário

  • Utiliza um(a) modelo: se você vende roupas, aconselhamos que mostre seus produtos em uso. É uma maneira eficiente de se aproximar do público-alvo, mostrando como a roupa fica no corpo de uma pessoa como eu e você.
  • Alinhe os estilos: ao selecionar a pessoa que representará sua marca, tenha o cuidado de escolher alguém que tenha o mesmo estilo da mesma. Ninguém saberá escolher isso melhor do que você.
  • Cuidado com as dobras: tenha cuidado com as poses dos modelos, já que algumas vezes elas podem ocasionar dobras na roupa, atrapalhando a vista da mesma.

 

Conselhos para fotografar acessórios de moda

O mais importante ao fotografar os acessórios que você vende é imprimir uma luz uniforme sobre toda a superfície. Desse modo, você evita criar sombras desnecessárias que podem ocultar características básicas do seu produto e confundir o cliente.

Como mencionamos antes, se ainda lhe falta um orçamento suficiente para contratar um fotógrafo profissional e você quer fotografar seus acessórios de maneira econômica, recomendamos criar sua própria caixa de luz (ou lightbox). Aqui te damos um passo a passo de como fazê-la:

1. Pegue uma caixa de papel cartão quadrada e corte as abas (o tamanho dependerá do tamanho do objeto que queira fotografar):

2. Com a abertura da caixa voltada para si, recorte um quadrado nas laterais direita e esquerda e também na superfície superior. Desta maneira:

3. Cole um papel branco semitransparente (papel canson semitransparente, como o que utilizam algumas marcas para envolver as roupas) em cada quadrado recortado a partir da superfície exterior:

4. Cole uma cartolina branca desde o fundo da caixa, formando um pequeno tapete direcionado à abertura principal da caixa:

5. Coloque três focos de luz, um de cada lado da caixa e outro acima. A ideia é que a luz transpasse as folhas semitransparentes e ilumine uniformemente o produto. Como estávamos sem esses focos no momento de criar a caixa de luz, meus amigos me ajudaram iluminando com o flash de seus celulares. Uma vez obtidas as fotografias, fiz um pequeno retoque de luz no Photoshop. Estes foram os resultados:

Tendo em conta que utilizei meu celular para fazer essas fotos (recomendamos utilizar uma câmera minimamente melhor) e que a luz provém do flash de outros celulares, o resultado ficou bem interessante, né?

Ao inserir um fundo branco e imprimir uma luz uniforme aos nossos acessórios de moda, estamos mais perto de obter uma fotografia profissional. E ainda com um orçamento muito baixo!

Conselhos gerais para a fotografia de produtos

1. Mostre vários ângulos

Busque oferecer distintos pontos de vista do seu produto. Sanando as dúvidas, certas travas no caminho para a compra podem ser eliminadas.

2. Tenha cuidado com o flash

Em certas oportunidades, o flash pode “queimar” seu produto e ocultar algumas caraterísticas, tornando-o menos claro aos olhos do comprador. Por isso mesmo, evite que a luz súbita reflita diretamente no produto.

3. Mantenha a fidelidade das cores

Para iluminar seu produto, utilize uma luz natural ou branca. Ao iluminar com uma luz de outra cor (amarela ou verde, por exemplo), a fotografia ficará deturpada e poderá frustrar seus clientes, já que eles podem comprar o produto pensando que era de determinada cor e ao recebê-lo perceber que o mesmo é diferente. Ter isso em conta também fará com que você economize tempo e dinheiro, já que ajudará a evitar trocas e retornos.

4. Utilize um fundo branco

Utilize um fundo branco para tirar as fotografias dos seus produtos (se o item for branco, você pode usar outra cor para o fundo). Por que? Isso fará com que os olhos do usuário estejam cem por cento concentrados na sua mercadoria. Além de tudo, um fundo branco oferece contraste e claridade, ressaltando assim as características do produto. Lembre-se que estamos falando de uma venda online, e nesse ponto mostrar com maior fidelidade seu produto significa vender mais.

5. Utilize um tripé

Com um tripé você evitará movimentos (fotos tremidas) e obterá fotografias mais nítidas, além de garantir que todas as imagens sejam feitas no mesmo lugar, com o mesmo quadro, ângulo, etc.

6. Edite as fotos

Tal como fiz na fotografia do anel tirada com a minha caixa de luz, é indispensável retocar as imagens uma vez que capturadas. As fotos SEMPRE podem ficar ainda melhores. Mesmo que você seja um iniciante, saiba que modificar um pouco o brilho e o contraste em qualquer ferramenta já é suficiente (teste o Pixlr!).

7. Mantenha o estilo

É essencial que o tamanho das fotos seja o mesmo e também que elas tenham coerência, ou seja, manter o filtro de cor, a maneira de mostrar o produto, etc. Isso inspirará confiança no consumidor ao fazê-lo sentir que tudo está em harmonia e que ele continua vendo os produtos da mesma marca.

Dê espaço!

Lembre-se de deixar espaços vazios ao redor do seu produto ao tirar  as fotos (salvo quando fotografar um detalhe). Isso dará contexto ao produto e o usuário poderá imaginar melhor como ficará a roupa/acessório na realidade.

 

Boas fotos sempre ajuda na hora da venda porem algumas estratégias de vendas são mais importantes que boas, fotos, saber posicionar seus anúncios nas primeiras paginas é fundamental, passa isso eu recomendo que vejam esse curso (veja aqui)

Até mais.

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    Renato