Como Vender No Mercado Livre

Aprenda como vender no mercado livre e tem dúvidas de como começar preparei esse post que pode ajudar bastante aos iniciantes.

vendendo no mercado livre 1.0Antes de falar das dicas e de como é super fácil iniciar as vendas no Mercado Livre, pesquisei bastante sobre este tema e encontrei milhares de pessoas vendendo e-books sobre como iniciar e ter grandes lucros com as vendas no Mercado Livre, eu prefiro compartilhar estas informações grátis, todo o material que estudei dos anúncios falam de milagres, de como ganhar 2 mil num dia etc etc, coisas desse tipo.

Eu, por experiência própria com mais de 5 anos que tenho loja online e no Mercado Livre, sei que não é bem assim, existem processos, técnicas que vc precisa aprender e ir melhorando a cada dia, a cada anuncio, a cada venda para chegar ao sucesso do seu empreendimento. Por isso estou compartilhando os primeiros passos com você, pois os demais você só vai aprender na prática, no seu dia-a-dia.

Então vamos lá

Primeiro, antes de iniciar os cadastros dos produtos, você precisa definir alguns pontos, como o Nome de Usuário que será o seu “Apelido” no Mercado Livre, sobre este ponto, eu dei algumas dicas no texto: Tenho a Ideia como começo? com o nome definido é hora de realizar o seu cadastro, para isso, segue o link: https://registration.mercadolivre.com.br/registration/.

Feito o cadastro é hora de estudar as regras do Mercado Livre, para saber o que pode e o que não pode vender no ML, se vc cadastrar produtos proibidos será punido e se acumular algumas punições seu cadastro será banido do ML e ai foi em vão todo o seu trabalho e tempo que dedicou desde o estudo ao trabalho de cadastro etc.

Segue o link onde você encontrará todas as informações sobre estes pontos, porém, às vezes o ML pausa seus anúncios mesmo estando ok, vc deve pedir revisão nesses casos, mais é melhor evitar sempre.

Se for vender produtos que tem ANVISA, deve informar o número da autorização ou registro na descrição do produto.

E para entender tudo de Mercado Livre, segue o link onde tem todos os pontos que você precisa saber para vender da forma correta no ML; http://contato.mercadolivre.com.br/categoria/vender-sell

Como disse acima, tudo vc vai aprendendo com a prática e muito estudo!

Lido todo o material, feito o cadastro é hora de cadastrar os produtos. Então vou dar algumas dicas de como fazer um bom cadastro!

vendendo no mercado livre 1.0Antes, deixa eu informar algo, não desanime se vc está começando e não vai ter nenhuma venda, nenhuma qualificação positiva etc, não se preocupe, garanto a você, por experiência própria tanto como vendedor como Consultor de outros iniciantes que você terá resultado positivos em menos de 30 dias, isso é fato, basta fazer tudo certinho.

Isso fica muito claro que iniciar agora não quer dizer absolutamente nada em relação a quem está há anos vendendo lá, você terá a mesma chance ou até melhores, se você fizer da maneira correta, e para fazer da maneira correta só com muito estudo e trabalho.

Então vamos ao cadastro do produto, sempre que for cadastro um produto, veja aqui o link onde tem as dicas do ML para descrever o produto: http://contato.mercadolivre.com.br/articulo/aprenda-a-descrever-o-seu-produto-000001298

Agora eu dou mais algumas dicas. Sempre tente colocar no topo do anuncio ou no final um Banner (foto) com a sua Logomarca, isso trará segurança ao seu cliente na hora de comparar com outro vendedor que não se preocupou em se identificar para o cliente, mantendo-se no anonimato, quando você coloca estas informações você deixa claro para seu cliente que você não é um aventureiro e sim um empreendedor que tem objetivos e metas e por isso se preocupa com o cliente sendo transparente.

Eu gosto também de usar fotos na descrição do produto, sempre deixando para o cliente como é o visual do produto, se for um produto de cor, mostrar as variações das cores, se o produto produz efeito, mostrar o antes e o depois, tudo isso é muito importante, o cliente gosta de ler ver e ouvir. Então pense em Texto, Fotos e Vídeo para seu cadastro, mais se não tiver tudo isso, tente colocar o máximo que tivera sua disposição!

vendendo no mercado livre 1.0Em nosso cadastro, veja vários anúncios: http://eshops.mercadolivre.com.br/LUX+MAGAZINE no topo ou  no final do anúncio colocamos a nossa logo com informações que passam segurança ao cliente e também é de suma importância que você informe algumas informações importantes ao clientes, como por exemplo se o produto tem variação de cor ou tamanho, informo como o cliente pode escolher esta opção, se o frete não é calculado pelo Mercado Envios, informe como será calculado o frete e tudo que você achar importante o cliente ter ciência antes de efetuar a compra, porque se não estiver claro estas informações, com certeza você terá clientes chateados. Então se antecipe!

Feito o cadastro, configure seu e-mail com uma assinatura profissional, informando o fone, horário de atendimento e tc. é importante que o e-mail seja o mesmo nome utilizada no seu cadastro para continuar sendo transparente ao seu cliente!

Por enquanto é isso, sei que o texto é resumido, básico mais são apenas dicas, passos de como começar a prática é que vai lhe dar mais informações de como ir melhorando!

Eu indico Fazer um Curso específico pra Vender no Mercado Livre (veja aqui )

 

Gostou, Compartilhe !!!!

    Renato